Semed realiza chamada pública para compra de alimentação escolar diretamente dos produtores locais

5/5 - (1 voto)

A Prefeitura de Araguatins, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou nesta quarta-feira (13), no Auditório do CAPS, o Julgamento das Propostas da Chamada Pública para aquisição de gêneros alimentícios. Ao todo, 20 propostas foram apresentadas e selecionadas, para fornecer alimentação de qualidade e produzida localmente, aos alunos da rede municipal de ensino.

O apoio aos produtores rurais da região tem sido uma das prioridades da gestão Aquiles da Areia na prefeitura de Araguatins. Em 2021 foram destinados 41% dos recursos da alimentação escolar para a compra de alimentos produzidos pelos agricultores familiares do município. Neste ano, o objetivo é ampliar ainda mais esse investimento.

O edital de convocação da chamada pública foi desenvolvido pela Coordenação de Alimentação Escolar, seguindo as diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar/PNAE e as necessidades alimentares dos alunos, observadas pela nutricionista da Semed, Haysa Fernandes da Silva.

Os contemplados irão fornecer os alimentos à Educação de Araguatins e, consequentemente, aumentar a renda familiar. Em contrapartida, os produtores devem se comprometer a atender os níveis de qualidade exigidos no edital e os prazos para a entrega dos alimentos à Semed.

Estiveram presentes o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, José Conceição de Oliveira, conhecido como Zé Dimar; o chefe local do Ruraltins, Reldson Leal de Araújo; o diretor financeiro da Cooperamazônia, José Pereira da Silva Neto; o Assessor Jurídico da prefeitura de Araguatins, Dr. Diego Renan; e o vereador Miguel do Cajueiro, representando a Câmara municipal e o Prefeito Aquiles da Areia, entre outras lideranças.

Segundo a Coordenadora da Alimentação Escolar, Balbina Silva Costa, o resultado positivo obtido na chamada pública foi fruto de um árduo trabalho desenvolvido pela secretaria em parceria com os produtores rurais. “Nós estamos com sensação de dever cumprido com essa chamada pública. Foram 20 propostas recebidas e aceitas. A Semed esteve lado a lado com os produtores tirando dúvidas e auxiliando no processo de habilitação. É um resultado muito bom e esperado”, descreveu.

Mais do que fornecer alimentos, a chamada pública subsidia a economia local e oferece qualidade de vida aos alunos, como ressalta a Secretária de Educação de Araguatins, Ulissevania Sales. “Alimentos frescos, produzidos no nosso município são a prioridade dessa chamada pública. Isso faz toda a diferença para os alunos, que vão comer com mais qualidade e, além disso, estamos incentivando os nosso produtores, gerando renda e mudando a vida dessas famílias”, pontuou.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Araguatins, Zé Dimar, falou da trajetória da agricultura araguatinenses e do marco que é essa chamada pública. “Para nós trabalhadores rurais, esse momento é um sonho se realizando. Quem é de assentamento rural, como eu, que estou há 25 anos trabalhando nessa região, sabe o quanto isso é importante. Nós tivemos um longo caminho para chegar até aqui e o objetivo é fortalecer cada vez mais a agricultura familiar e o nosso município”, disse.

Confira:

Compartilhe nas Redes Sociais

Facebook
WhatsApp
Telegram

Aproveite e veja também:

VEJA MAIS EM Portal Aluno Dicas Sige Serviços Portfólio e Blog

prefeitura municipal de araguatins - to

secretaria municipal de educação

Horário de Funcionamento
Seg - Sex 8h às 14h

Copyright 2020 – 2023 © Semed – Araguatins.  Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: Setor de Ti - Semed
Posso ajudar ?