SEMED: IV Conferência Municipal de Educação de Araguatins reúne mais de 200 educadores

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“Inclusão, Equidade e Qualidade: Compromisso com o futuro da educação brasileira” foi o tema da IV Conferência Municipal de Educação de Araguatins, que tem por objetivo estudar e debater as diretrizes que irão orientar a educação do município pelos próximos 10 anos. O evento, realizado na Câmara Municipal de Araguatins, na quinta-feira, 14 de fevereiro, faz parte do calendário de encontros da Conferência Nacional de Educação (Conae), que discutirá a educação básica ao longo de todo este ano nos municípios brasileiros, a fim de construir o novo Plano Nacional de Educação (PNE) 2024-2034.

A conferência, que foi promovida pela a secretaria municipal de Educação de Araguatins (Semed) e presidida pela coordenadora do Fórum Municipal de Educação, prof. Aquenubia Gonçalves, reuniu mais de 200 educadores do município. O líder do governo na Câmara Municipal, vereador Miguel Pereira, representou o prefeito Aquiles, acompanhado do presidente da casa, Darlan Gomes, e dos parlamentares Rômulo Ferreira e Leocy Mota.
Também estiveram presentes na conferência a primeira-dama e secretária municipal de Desenvolvimento Social e Habitação, Ivonete Monteiro; a diretora regional de Ensino, prof. Joelma Vieira Lopes; o diretor de ensino do Instituto Federal do Tocantins, professor mestre Moises Laurence; o diretor do Câmpus Araguatins da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Sérgio Mendes; a presidente do Conselho Municipal de Educação, Maristela Mousinho; a presidente do Sindicato dos Servidores da Educação (SINSEA), Ivonete Alves, entre outras autoridades.

A Conferência Municipal de Educação busca, através do diálogo com quem enfrenta as dificuldades no dia a dia da educação, um direcionamento mais humano e engajado para a gestão, como aponta a secretária municipal de educação, Ulissevania Sales. “Precisamos assegurar aos nossos estudantes uma educação de qualidade, que ofereça condição igualitária de acesso e permanência, garantindo assim a inclusão. Pensar em inclusão na educação não é simplesmente garantir vagas nas escolas é assegurar condições estruturais, pedagógicas e humanas para que os estudantes possam evoluir em suas potencialidades”, declarou.
A importância da inserção da comunidade no debate sobre a educação e sua melhoria foi destacada pela coordenadora do Fórum Municipal de Educação, prof. Aquenubia Gonçalves. “É importante falarmos do compromisso que temos com a educação enquanto cidadãos, pois esse compromisso não se faz apenas com os professores e com as secretarias, mas com toda a comunidade. É um compromisso de todos nós. A gente faz educação de qualidade com toda a comunidade entendendo que é parte desse processo”, declarou.

Eixos

O Plano Nacional de Educação, debatido na conferência, foi organizado em três eixos, sendo o primeiro “O PNE 2024-2034: avaliação das diretrizes e metas”, coordenado pela professora especialista Maristela Mousinho; o segundo “Uma escola para o futuro: Tecnologia e conectividade a serviço da Educação”, coordenado pela professora especialista Zelina Mendes Bueno Pereira; e o terceiro “Criação do SNE: avaliação da legislação inerente e do modelo em construção”, coordenado pela professora especialista Jaumineide Oliveira dos Santos Soares. As soluções encontradas pelos educadores irão ser apresentadas também nos fóruns estadual e nacional de Educação de forma a contribuir com as politicas públicas que serão desenvolvidas em todo o País.

Palestras

A conferência foi aberta com a palestra magna, ministrada pela professora mestre Miliana Augusta Sampaio, com o mesmo tema do evento: “Inclusão, Equidade e Qualidade: Compromisso com o futuro da educação brasileira”; a professora especialista Vanessa Costa foi responsável pela palestra sobre o primeiro eixo: “O PNE 2024-2034: avaliação das diretrizes e metas”; o segundo eixo, “Uma escola para o futuro: Tecnologia e conectividade a serviço da Educação”, foi tema da palestra ministrada pela professora Maria Lucinalva Ferreira; o professor Jorlan Lima Oliveira abordou o terceiro eixo: “Criação do SNE: avaliação da legislação inerente e do modelo em construção”.

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