Turmas da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e da Escola Municipal Vanor da Costa Parreão visitaram duas hortas nesta quarta-feira (13). A ação faz parte da Jornada de Educação Alimentar e Nutricional, desenvolvida na Rede Municipal de Araguatins.
Com o tema “Agroecologia é o Caminho para a Saúde da Humanidade e do Planeta”, os estudantes aprenderam mais sobre sustentabilidade como forma de vida e conheceram como é feito o cultivo dos alimentos frescos e saudáveis nas hortas sustentáveis da cidade.
Os estudantes da APAE escolhidos para a ação já trabalhavam com o tema da agroecologia e sustentabilidade em sala de aula e, com a ação, aprenderam ainda mais vendo o trabalho na prática.
Acompanhados de professores, nutricionista e pais, os estudantes das duas unidades ouviram os responsáveis pelas hortas. Eles explicaram todos os processos feitos desde o preparo da terra e das sementes até a colheita das hortaliças.
Os estudantes aprenderam que é preciso esperar o tempo de crescimento de cada alimento. A dona Almerinda e o João Pedro, proprietários das hortas, explicaram aos estudantes que algumas hortaliças só podem ser colhidas com cerca de 50 a 60 dias e que cada cultura precisa de um cuidado específico para produzir com qualidade.
Depois, os alimentos frescos e saudáveis são vendidos para a comunidade. Parte deles são levados para a feira popular, muito frequentada às quartas-feiras em Araguatins, além de outros estabelecimentos comerciais.
A equipe das escolas avaliou a ação como positiva e comemorou a participação dos estudantes.
Confira: