Nesta quarta-feira (25) estudantes da APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – participaram de mais uma etapa da Jornada de Educação Alimentar e Nutricional (EAN). O tema da ação foi “Utilização das mídias sociais como facilitadoras para integrar a comunidade escolar nas atividades da EAN”. Acompanhados das professoras e nutricionista da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), eles fizeram apresentações sobre a classificação dos alimentos.
Pela manhã, bancadas de alimentos foram montadas com itens naturais, processados e ultra-processados. O objetivo foi deixar os produtos expostos e facilitar o entendimento.
Estudantes se dividiram em três grupos para explicar aos colegas quais são os alimentos que devem ser consumidos com maior frequência, como as frutas e legumes, os que podem ser ingeridos com moderação, e os que devem ser evitados.
Os estudantes também fizeram um jogral e uma apresentação teatral sobre qual lanche levar para a escola. Na atuação uma estudante orientou que seu colega trocasse alimentos industrializados por frutas.
Essa é a primeira vez que a APAE participa da Jornada de Educação Alimentar e Nutricional. O tema já era estudado nas salas de aula. Durante a ação, todos os estudantes ficaram atentos às apresentações e aprenderam mais sobre alimentação saudável de forma prática e divertida. A ação foi encerrada com um delicioso almoço nutritivo e saboroso.
A nutricionista Haysa Fernandes acompanhou a Jornada na APAE e disse que o resultado foi positivo. “Os estudantes se doaram e aprenderam sobre a classificação dos alimentos. Fiquei muito feliz e encantada com as apresentações e com o desenvolvimento de cada um. É um trabalho gratificante e nosso município só tem a ganhar”.
A secretária de educação, Ulissevânia Sales, disse que ações como essas são positivas e ajudam no desenvolvimento dos estudantes. “Nós temos trabalhado bastante a questão da educação alimentar e nutricional na rede municipal. É uma questão de saúde também. A equipe escolar mostrou que é possível abordar a alimentação saudável de forma lúdica”, disse a secretária.
O objetivo da Jornada é incentivar o debate e a prática de ações de educação alimentar e nutricional no ambiente escolar, além de dar visibilidade a iniciativas já desenvolvidas nas escolas públicas de educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. O tema norteador da campanha é a promoção da alimentação adequada e saudável e a prevenção da obesidade infantil no ambiente escolar.
- Além do tema central da jornada, a campanha conta com os seguintes assuntos em debate:
- Aprendendo sobre alimentação saudável na prática: vamos cozinhar?
- Agroecologia é o caminho para a saúde da humanidade e do planeta
- Utilização das mídias sociais como facilitadoras para integrar a comunidade escolar nas atividades da EAN
- Valorização da cultura alimentar regional, por meio da promoção de EAN.
Confira mais fotos: