Escola da zona rural de Araguatins faz ações com crianças para incentivar preservação ambiental

5/5 - (1 voto)

Projeto da Escola Municipal Professora Djanira Rodrigues da Silva conecta crianças com a natureza de forma leve e criativa e estimula cuidados contínuos com a preservação do meio 

 

A Escola Municipal Professora Djanira Rodrigues da Silva, localizada na Vila Falcão, zona rural de Araguatins, promove educação ambiental através do projeto “Meio Ambiente – Minha Escola Meu Pomar”. O objetivo da iniciativa protagonizada por estudantes do 1° ao 5° anos é trabalhar a importância da  preservação da natureza para garantir um futuro mais sustentável para toda a comunidade. O projeto demonstra como a Educação Ambiental pode ser incorporada de forma prática e significativa no currículo escolar e conecta crianças com a natureza de forma leve e criativa.

Com subtema “Preservar para não faltar  –  Do lixo ao luxo”, o projeto também busca obter resultados concretos para a escola e comunidade como ter uma unidade escolar mais fresca, cercada de árvores, obter alimentos saudáveis e naturais para complementar o cardápio da merenda escolar e chamar atenção para a necessidade de um aterro sanitário. 

O conjunto de ações do projeto teve início no mês de maio e segue até dezembro. Entre as ações já realizadas pelos estudantes estão: plantio de árvores no entorno da escola e em outros pontos da cidade, coleta de lixo às margens do rio Araguaia, entrega de panfletos para a comunidade, conhecimento sobre a biodiversidade local, caminhada ecológica, entre outras atividades. As crianças, com apoio dos professores e funcionários da escola, têm realizado novas atividades e acompanhamento das ações já realizadas, como a rega das mudas plantadas.

O projeto tem a reutilização e a reciclagem – processo de reaproveitamento de materiais descartados – como parte fundamental. Dentro da programação, crianças confeccionaram jogos e roupas para desfile a partir de itens que iriam para o lixo. Além de despertar para a sustentabilidade, esses processos também visam estimular as crianças ao trabalho solidário, a criatividade, a divisão de tarefas e a ajuda mútua. 

O diretor da escola Henrique Neto Rodrigues da Silva  informou que o projeto surgiu da necessidade urgente de conscientizar toda a população da comunidade sobre a preservação do meio ambiente.

“A escola está localizada na zona rural e a comunidade não consta com saneamento básico, o que acarreta no acúmulo de lixo por todas as vias de locomoção, sejam elas de entrada ou saída da referida localidade, não deixando de citar a poluição dos córregos e Rio Araguaia que fica próximo e recebe turistas no período de veraneio. A instituição também não possui muros, o que dificulta ainda mais a limpeza, controle e organização da área externa. Então pensamos no projeto para abranger um todo assim como a arborização da área ociosa e proporcionar aos estudantes o contato com a área externa de forma lúdica e pedagógica”, explicou o diretor. 

O Projeto também oferece suporte e visibilidade ao componente Educação Ambiental – Jornada Ampliada por oferecer condições favoráveis ao desenvolvimento de ações que serão integradas à rotina da Escola Municipal Professora Djanira Rodrigues da Silva. 

O diretor explica que todo o processo visa despertar nos estudantes o interesse e a importância de viver em um ambiente, limpo, saudável e sustentável.

“Durante todo o projeto temos explorado temas fundamentais, desde o reconhecimento de atitudes adequadas e inadequadas para preservação do meio ambiente até a prática de ações necessárias para mudar a realidade em que vivemos. A revitalização dos espaços ociosos no entorno da escola  através do plantio de árvores frutíferas, como acerola, coco da praia, laranja, tangerina, limão, caju, manga e cajá, por exemplo, vai proporcionar um ambiente mais fresco, bonito, verde e confortável. Principalmente nessa época do ano em que o calor incomoda muito”, afirmou.

Toda a comunidade da vila está engajada e participa do projeto. A população foi responsável pela doação de mudas de árvores frutíferas e ornamentais. Além disso, pais, mães e responsáveis pelos estudantes assistiram palestras sobre os cuidados com o meio ambiente e presenciaram as crianças nos momentos de apresentações sobre a temática. Os moradores também receberam folhetos informativos entregues pelas crianças. 

O projeto exemplar e inspirador mostra como a educação pode ser usada para reforçar e conscientizar os crianças sobre a importância do cuidado com o meio ambiente. As ações também seguem recomendação do Ministério da Educação (MEC), que busca integrar a educação ambiental de modo permanente e contínuo em todos os níveis e modalidades de ensino.

 

Veja mais fotos:

Compartilhe nas Redes Sociais

Facebook
WhatsApp
Telegram

Aproveite e veja também:

VEJA MAIS EM Portal Aluno Dicas Sige Serviços Portfólio e Blog

prefeitura municipal de araguatins - to

secretaria municipal de educação

Horário de Funcionamento
Seg - Sex 8h às 14h

Copyright 2020 – 2025 © Semed – Araguatins.  Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: Setor de Ti - Semed
Posso ajudar ?