Escola da zona rural de Araguatins faz ações com crianças para incentivar preservação ambiental

Votar neste Post da Semed Araguatins!

Projeto da Escola Municipal Professora Djanira Rodrigues da Silva conecta crianças com a natureza de forma leve e criativa e estimula cuidados contínuos com a preservação do meio 

 

A Escola Municipal Professora Djanira Rodrigues da Silva, localizada na Vila Falcão, zona rural de Araguatins, promove educação ambiental através do projeto “Meio Ambiente – Minha Escola Meu Pomar”. O objetivo da iniciativa protagonizada por estudantes do 1° ao 5° anos é trabalhar a importância da  preservação da natureza para garantir um futuro mais sustentável para toda a comunidade. O projeto demonstra como a Educação Ambiental pode ser incorporada de forma prática e significativa no currículo escolar e conecta crianças com a natureza de forma leve e criativa.

Com subtema “Preservar para não faltar  –  Do lixo ao luxo”, o projeto também busca obter resultados concretos para a escola e comunidade como ter uma unidade escolar mais fresca, cercada de árvores, obter alimentos saudáveis e naturais para complementar o cardápio da merenda escolar e chamar atenção para a necessidade de um aterro sanitário. 

O conjunto de ações do projeto teve início no mês de maio e segue até dezembro. Entre as ações já realizadas pelos estudantes estão: plantio de árvores no entorno da escola e em outros pontos da cidade, coleta de lixo às margens do rio Araguaia, entrega de panfletos para a comunidade, conhecimento sobre a biodiversidade local, caminhada ecológica, entre outras atividades. As crianças, com apoio dos professores e funcionários da escola, têm realizado novas atividades e acompanhamento das ações já realizadas, como a rega das mudas plantadas.

O projeto tem a reutilização e a reciclagem – processo de reaproveitamento de materiais descartados – como parte fundamental. Dentro da programação, crianças confeccionaram jogos e roupas para desfile a partir de itens que iriam para o lixo. Além de despertar para a sustentabilidade, esses processos também visam estimular as crianças ao trabalho solidário, a criatividade, a divisão de tarefas e a ajuda mútua. 

O diretor da escola Henrique Neto Rodrigues da Silva  informou que o projeto surgiu da necessidade urgente de conscientizar toda a população da comunidade sobre a preservação do meio ambiente.

“A escola está localizada na zona rural e a comunidade não consta com saneamento básico, o que acarreta no acúmulo de lixo por todas as vias de locomoção, sejam elas de entrada ou saída da referida localidade, não deixando de citar a poluição dos córregos e Rio Araguaia que fica próximo e recebe turistas no período de veraneio. A instituição também não possui muros, o que dificulta ainda mais a limpeza, controle e organização da área externa. Então pensamos no projeto para abranger um todo assim como a arborização da área ociosa e proporcionar aos estudantes o contato com a área externa de forma lúdica e pedagógica”, explicou o diretor. 

O Projeto também oferece suporte e visibilidade ao componente Educação Ambiental – Jornada Ampliada por oferecer condições favoráveis ao desenvolvimento de ações que serão integradas à rotina da Escola Municipal Professora Djanira Rodrigues da Silva. 

O diretor explica que todo o processo visa despertar nos estudantes o interesse e a importância de viver em um ambiente, limpo, saudável e sustentável.

“Durante todo o projeto temos explorado temas fundamentais, desde o reconhecimento de atitudes adequadas e inadequadas para preservação do meio ambiente até a prática de ações necessárias para mudar a realidade em que vivemos. A revitalização dos espaços ociosos no entorno da escola  através do plantio de árvores frutíferas, como acerola, coco da praia, laranja, tangerina, limão, caju, manga e cajá, por exemplo, vai proporcionar um ambiente mais fresco, bonito, verde e confortável. Principalmente nessa época do ano em que o calor incomoda muito”, afirmou.

Toda a comunidade da vila está engajada e participa do projeto. A população foi responsável pela doação de mudas de árvores frutíferas e ornamentais. Além disso, pais, mães e responsáveis pelos estudantes assistiram palestras sobre os cuidados com o meio ambiente e presenciaram as crianças nos momentos de apresentações sobre a temática. Os moradores também receberam folhetos informativos entregues pelas crianças. 

O projeto exemplar e inspirador mostra como a educação pode ser usada para reforçar e conscientizar os crianças sobre a importância do cuidado com o meio ambiente. As ações também seguem recomendação do Ministério da Educação (MEC), que busca integrar a educação ambiental de modo permanente e contínuo em todos os níveis e modalidades de ensino.

 

Veja mais fotos:

Compartilhe nas Redes Sociais

Facebook
WhatsApp
Telegram

Aproveite e veja também:

VEJA MAIS EM Portal Aluno Dicas Sige Serviços Portfólio e Blog

prefeitura municipal de araguatins - to

secretaria municipal de educação

Horário de Funcionamento
Seg - Sex 8h às 14h

Copyright 2020 – 2023 © Semed – Araguatins.  Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: Setor de Ti - Semed
Posso ajudar ?