SEMED: retoma formação continuada em serviço da Rede a partir de temas propostos pelas escolas

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Araguatins — TO, 03 de maio 2021

Senhor (a) Direto(a), Ofício/Circular/Semed n° 016/2021

  1. A Instrução Normativa SEMED N°001/2021 que regulamenta a lotação dos professores garante carga horária especifica para estudos coletivos: de 4h semanais (para professor com 40h e 30h) 3h semanais (para professor com 20h). A comprovação da carga horária dos estudos coletivos, ao final do ano letivo, gerará certificado expedido pela SEMED, podendo o mesmo ser utilizado para fins de comprovação junto a progressão
  2. A SEMED afim de garantir esse direito na Rede de Ensino, fez levantamento junto aos Professores de todas as unidades escolares sobre possíveis temas para estudos (em anexo).
  3. Nesse sentido, cada unidade escolar deve organizar cronograma, listando servidores, data e temas e encaminhar ao Supervisor da Escola até o dia 07 de Deve ainda realizar os estudos e registrar frequência conforme presença e participação individualmente. Ao final de cada bimestre, encaminhar à Inspeção Escolar o registro da realização da formação continuada em serviço.
  4. Devido ao momento que estamos vivenciando com a pandemia da COVID-19, a SEMED sugere encontros quinzenais via google meet, com carga horária de 4h de discussão, precedido de 4h de estudos individuais conforme temas do cronograma, contabilizando a carga horária integral da

Atenciosamente,

SUGESTÃO DE TEMAS PARA ESTUDOS COLETIVOS

Estudos e Experimentos científicos de forma remota

  1. Avaliação da aprendizagem das aulas;
  2. Inovações nas aulas remotas;
  3. O papel da família no ensino remoto;
  4. Contação de histórias;
  5. Brincadeiras de faz de;
  6. Inclusão de alunos com Dificuldades de aprendizagem;
  7. Documento Curricular do Tocantins-DCT;
  8. Controle emocional;
  9. Jogos e atividades para ensino remoto;
  10. Como usar as tecnologias nas aulas remotas;
  11. Desafio e perspectiva do ensino remoto;
  12. Como alfabetizar em tempos de pandemia?
  13. Como conscientizar os pais sobre a importância das atividades;
  14. Criação e edição de vídeos a partir de aplicativos;
  15. Leitura e Evasão em tempos de Pandemia;
  16. Trabalho em equipe;
  17. Ensino remoto para Educação Infantil de acordo com DCT;
  18. Ensino Remoto: Demandas e Reflexões sobre o Papel do Professor na Prática Pedagógica;
  19. Planejamentos de aulas remotas;
  20. Atividades interdisciplinares;
  21. Educação Ambiental;
  22. Educação e empreendedorismo;
  23. Ferramentas digitais para professores;
  24. Tecnologia como auxílio no ensino e aprendizagem;
  25. Saúde mental dos professores em tempos de pandemia;
  26. Como melhorar os índices de aprendizagem dos alunos em tempos de;
  27. Como superar a ansiedade;
  28. Como promover a aprendizagem significativa para alunos da EJA;
  29. Sobre o ensino híbrido na EJA;
  30. A Gestão na sala de aula construindo caminhos para uma aprendizagem significativa;
  31. Os desafios das aulas remotas para alunos da EJA;
  32. Metologias Ativas;
  33. Práticas de leituras a partir dos diferentes gêneros;
  34. Relacionamento família e Auto – estima;
  35. As “desaprendizagens” do Entender como se aprende para aprender.

#Educação

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