A Secretaria Municipal de Educação de Araguatins (SEMED) em parceria com a Rede de Cooperação Técnica dos Planos Decenais de Educação promoveu nesta quarta-feira (24) uma Audiência Pública de Monitoramento e Avaliação do Plano Municipal de Educação (PME) 2015–2026. As discussões, avaliações e projeções sobre o PME foram sediadas em Araguatins, reunindo profissionais da rede municipal de educação e representantes da sociedade civil de diversas localidades abrangidas pela Regional do município em um importante momento focado em mensurar as metas alcançadas, os desafios superados e o legado dos últimos 10 anos de políticas educacionais na região durante o PME atual.
O Plano Municipal de Educação é um documento estratégico de planejamento que orienta as políticas públicas educacionais de cada cidade e tem duração de 10 anos. Estruturado em estabelecer os princípios e definir as metas, o PME é construído sob as diretrizes Plano Nacional de Educação (PNE) e o Plano Estadual de Educação (PEE). Na prática, esse documento é construído de forma democrática, com a participação de toda a sociedade e coordenado pela Secretaria Municipal de Educação.
Nesta quarta-feira o encontro foi liderado pela Secretária Municipal de Educação de Araguatins, Ulissevania Sales, acompanhada pela Coordenadora do Fórum Municipal de Educação e Técnica Local da Rede de Cooperação Técnica – Planos Decenais de Educação, Aquenúbia Gonçalves da Silva, e pela Coordenadora do Processo de Avaliação e Monitoramento do PME, Vanessa Pereira Costa.
A audiência no auditório da Escola de Tempo Integral Professora Oneide da Cruz Mousinho contou com a participação de profissionais da área da educação, conselheiros, representantes da sociedade civil e demais interessados para monitorar e avaliar as metas e indicadores no decênio atual.
Aquenúbia Gonçalves afirmou que a participação da comunidade é importante para o processo. “Vamos receber toda a comunidade araguatinense e qualquer pessoa que se interesse em participar deste momento tão importante e histórico para o nosso município. Vamos apresentar os avanços e as dificuldades que tivemos durante o decênio 2015/2025 (com prorrogação para 2026) do Plano Municipal de Educação da rede de Araguatins. Além de expor o monitoramento, vamos discutir e falar um pouquinho sobre o novo plano, que será construído com equidade, qualidade e pensamento territorial”, disse.
A secretária Ulissevania Sales informou que educação é uma política pública viva e dinâmica, influenciada por transformações sociais, econômicas e culturais e por isso, exige planejamento, avaliação constante e participação social.
“Este momento de monitoramento e avaliação vai muito além da análise de indicadores e relatórios. É uma oportunidade de verificar o quanto avançamos na garantia do direito à educação, reconhecer conquistas, compreender desafios e fortalecer estratégias para que nossas metas se tornem cada vez mais alcançáveis. Sabemos que planejar é essencial, mas acompanhar e avaliar é igualmente importante. O monitoramento contínuo permite corrigir rotas, aperfeiçoar ações e assegurar que as políticas públicas educacionais permaneçam conectadas às necessidades reais dos nossos estudantes e das nossas escolas”.
Os resultados demonstram que a Educação Municipal de Araguatins está avançando.
“Mesmo diante dos desafios de uma rede que atende 3.271 estudantes, dos quais 170 são estudantes com deficiência, distribuídos entre 15 escolas, uma creche e uma APAE, sendo 10 escolas localizadas na zona rural e quatro delas totalmente multisseriadas, temos alcançado conquistas importantes. Em apenas dois anos, elevamos o percentual de crianças alfabetizadas de 32,2% para 63,24%, superando as metas pactuadas. Avançamos na Fluência Leitora, passando de 59% para 66%, e obtivemos crescimento expressivo nos resultados do SAETO, alcançando 62,32% em 2025. Também recuperamos e ampliamos nossos indicadores de desempenho, elevando o IDEB para 5,4, demonstrando a capacidade de superação da nossa rede após os impactos provocados pela pandemia. Reduzimos as desigualdades: aumento da equidadeeducacional com a redução das desigualdades socioeconômicas e raciais, por dois anos consecutivos 2025 e 2026 – comprovadas através do recebimento do Vaar. Selo Ouro de Alfabetização por dois anos consecutivos: 2024 e 2025 – Araguatins representou a região norte do Brasil. Duas escolas da rede ganharam o prêmio Profe de Melhor IDEB da regional, dentre várias outras conquistas”, afirmou a secretária Ulissevânia.
Em seu discurso, a secretária agradeceu aos profissionais de educação, aos técnicos da SEMED, gestores, coordenadores, professores, conselheiros, representantes da sociedade civil e representantes dos municípios da regional e ao prefeito Aquiles, pelo apoio e compromisso com a educação municipal ao longo destes últimos anos.
Trilha Formativa
Dando continuidade à atividade, nesta quinta-feira (25) será realizada uma Trilha Formativa para Construção do PME subsequente (2026–2036). Com o tema “Construindo o PME 2026–2036: escuta, diagnóstico, planejamento estratégico e compromisso com a educação pública de qualidade”, a oficina de formação destinada aos representantes dos municípios da Regional de Araguatins tem objetivo de elaborar diagnóstico educacional, definição de metas e estratégias dos novos PMEs.












