A equipe responsável pela Alimentação Escolar na Secretaria Municipal de Educação de Araguatins (SEMED) participou nesta terça-feira (22), de uma reunião e consultoria com a Terra Viva. Com o tema “Encontro e Oportunidades de Negócios”, a formação aconteceu em Araguaína com o objetivo de entender as dificuldades da comercialização dos empreendimentos da Agricultura Familiar e promover articulação com os responsáveis pelas compras na SEMED.
A empresa realiza o trabalho de consultoria e orienta as secretarias de educação em como devem realizar o processo de chamada pública para a compra de alimentos atendendo a legislação.
O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) oferece produtos e ações de educação alimentar e nutricional a estudantes de todas as etapas da educação básica pública. Conforme a Lei nº 11.947, 30% do valor repassado pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE deve ser investido na compra direta de produtos da agricultura familiar, medida que estimula o desenvolvimento econômico e sustentável das comunidades.
A nutricionista Haysa Fernandes e a coordenadora de alimentação escolar, Balbina Silva Costa participaram da formação.
“Na reunião nós confirmamos que estamos trabalhando da maneira certa, como manda a legislação. O município de Araguatins está conseguindo alcançar 30% da compra direta com agricultores familiares. Nós temos acesso a esses trabalhadores, que participam dos editais e fornecem alimentos naturais, frescos e saudáveis para as nossas crianças. Ficamos felizes porque estamos no caminho certo”, disse Haysa.
A previsão é que a equipe de assessoramento visite Araguatins para conhecer o trabalho dos produtores e a relação com a SEMED.