As escolas multisseriadas da rede municipal de ensino de Araguatins estão investindo no bem estar dos estudantes. Nove unidades da zona rural da cidade usaram o recurso do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), destinado pelo Governo Federal, para climatização de salas de aula.
Os aparelhos de ar-condicionado foram comprados através do PDDE. As Associações de Apoio das Escolas foram responsáveis pela aplicação do recurso. Todas as unidades contaram com apoio técnico e financeiro da Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED).
As centrais de ar foram levadas às escolas na última semana e algumas já estão com os equipamentos funcionando. Isso foi possível após ser firmada uma parceria entre as escolas e SEMED, que intermediou o processo e ficou responsável pela manutenção elétrica e instalação das centrais de ar. Todos os equipamentos foram comprados no comércio local.
As escolas contempladas nesta etapa são:
- Escola Mul. Luiz Rodrigues da Silva (Vila Planalto): 01 central
- Escola Mul. Aparecida Mota (Povoado Água Amarela): 02 centrais
- Escola Mul. Luiz Borges de Arruda (Povoado Canto do Barreiro): 01 central
- Escola Mul. Santo Izídio (Povoado Ouro Verde): 01 central
- Escola Mul. Retiro Santa Cruz (Povoado Santa Cruz): 01 central
- Escola Mul. Blandina Seixas (Povoado São João): 01 central
- Escola Mul. Adelina de Andrade (Povoado Santa Luzia): 01 central
- Escola Mul. Juscelino Kubitschek (Povoado Trecho Seco): 01 central
- Escola Mul. Januário Ribeiro da Silva (Povoado Cajueiro): 01 central
O PDDE tem sentido suplementar, ou seja, soma-se com as ações dos municípios e escolas de todo o Brasil. A Prefeitura de Araguatins já vem climatizando as demais escolas com recursos da administração municipal, que tem objetivo de garantir produtos e serviços importantes e necessários para elevar a qualidade da aprendizagem dos alunos num ambiente confortável.