Escola Maria de Lourdes promove estudo coletivo sobre o Plano Educacional Individualizado para estudantes com necessidades educacionais específicas

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A Escola Municipal de Araguatins, Prof.ª Maria de Lourdes, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Araguatins (Semed), realizou na última sexta-feira, 17, Estudo Coletivo sobre o tema “Estudo e Construção do Plano Educacional Individualizado (PEI)”. O evento contou com a participação da professora mestre do Instituto Federal de Educação de Araguatins, Lucinalva Ferreira, que ministrou a capacitação e teve como objetivo proporcionar aos educadores uma oportunidade de estudar, refletir e construir uma proposta educacional que garanta o acesso e a permanência do aluno com deficiência no ambiente escolar, bem como na melhoria de ensino.

A temática escolhida foi o Plano Educacional Individualizado (PEI), um instrumento de planejamento e acompanhamento do processo de aprendizagem e desenvolvimento de estudantes com deficiência, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e altas habilidades/superdotação.

Durante o Estudo Coletivo, os educadores puderam aprofundar seus conhecimentos sobre o PEI e aprenderam como construir um plano educacional personalizado para cada aluno com necessidades educacionais específicas, com teoria e também em uma oficina prática. O modelo mais comum adotado por escolas e redes de ensino no Brasil e em outros países baseia-se em seis áreas de habilidades: acadêmicas, da vida diária, motoras/atividade física, sociais, recreação/lazer e pré-profissionais/profissionais.

O PEI é uma ferramenta de apoio ao trabalho em sala de aula e pode ser aplicado numa perspectiva inclusiva, ajudando os educadores na avaliação de estudantes público-alvo da educação especial. A capacitação oferecida pela Escola Municipal Prof.ª Maria de Lourdes e pela Secretaria Municipal de Educação de Araguatins (Semed) foi fundamental para que os profissionais da área de educação pudessem aprimorar suas práticas pedagógicas e oferecer um ensino mais inclusivo e de qualidade para todos os estudantes.

A diretora da Escola, professora Agna da Silva Gomes Santos, explica a importância de se desenvolver o PEI na Unidade Escolar. “Nós temos atualmente na nossa escola 30 alunos com necessidades educacionais específicas e era necessário desenvolver um PEI para cada um desses estudantes. Pensando em orientar de forma correta nossos educadores, os atualizando da legislação e das práticas mais inclusivas, nós organizamos esse momento”.

O processo histórico para a garantia desses direitos, seguindo o avanço das leis que regem a educação em relação a inclusão dos estudantes com deficiência e outras especificidades, foi apresentado pela mentora. Os participantes também puderam aprender o que é o Atendimento Educacional Especializado (AEE) e sua função. “O objetivo do AEE é identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade para a eliminação de barreiras em prol da plena participação dos estudantes com deficiência, Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD) e altas habilidades/superdotação, considerando suas necessidades educacionais específicas”, explica a professora mestre Lucinalva Ferreira.

O Estudo foi um sucesso e trouxe importantes aprendizados e reflexões sobre a inclusão escolar e o desenvolvimento educacional de estudantes com necessidades educacionais específicas, como explica a Secretária Municipal de Educação, Ulissevânia Sales. “A iniciativa demonstra a preocupação e o comprometimento da Semed e de nossas Unidades Escolares com a educação inclusiva e a valorização dos profissionais da área de educação no nosso município”.

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