A Secretaria Municipal de Educação de Araguatins (Semed), por meio da Coordenação de Supervisão Escolar, concluiu, entre os dias 27 de fevereiro e 03 de março, diagnóstico de aprendizagem de todos os estudantes em todas as Unidades Escolares da Rede Municipal de Ensino. A orientação da equipe técnica pedagógica na formação em janeiro foi que durante o mês de fevereiro, cada professor juntamente com os coordenadores pedagógicos, diagnosticasse seus estudantes do ensino fundamental, na oralidade, leitura, escrita e produção. Para finalizar a ação diagnóstica as supervisoras estiveram presentes verificando o estágio de aprendizagem dos estudantes com distorção idade/série nas maiores escolas da rede e os coordenadores nas escolas da zona rural. Na educação infantil o diagnóstico não possui critérios classificatórios, compondo uma avaliação mais subjetiva do aprendizado.
O diagnóstico é uma medida importante e é o ponto de partida para ações de intervenção na recuperação das aprendizagens e correção do fluxo, conforme está orientado no projeto de alfabetização integrada da rede municipal, que tem por objetivo propor alternativas reais de atendimento diferenciado aos estudantes que foram aprovados e avançaram de série, mas não foram alfabetizados na idade certa. Também é uma forma de atender aos alunos que, embora tenham sido alfabetizados, apresentam distorção idade/série devido a reprovações em anos anteriores.
Para sanar ou minimizar as dificuldades detectadas, será oferecido uma proposta de trabalho diferenciado na rede, como explica a coordenadora de Supervisão Escolar, Zelina Bueno. “Cada Unidade Escolar tem uma realidade e a ideia é conhecer/mapear essas especificidades e oferecer atendimento de acordo as possibilidades de atendimento da escola e equipe. Mas, o objetivo principal é garantir o direito do aluno de acesso, permanência e aprendizado conforme esperado para o ano cursado”, disse.
“O diagnóstico na educação infantil acompanha o desenvolvimento das crianças, sem objetivo de seleção, promoção ou classificação, garantindo a observação crítica e criativa das atividades, das brincadeiras e interações das crianças no cotidiano: o foco está no processo das suas interações e aprendizagens”, destaca a Gerente da Educação Infantil, Roméria Gomes.
Para a secretária Municipal de Educação, Ulissevânia Sales, o trabalho de diagnóstico é imprescindível para o avanço da Educação araguatinense. “Essa avaliação permitirá uma compreensão mais clara das necessidades de aprendizagem dos estudantes, além de possibilitar a identificação de ações específicas para corrigir a distorção idade/série e promover o sucesso escolar de todos”, pontuou.
Confira: