Projeto de Alfabetização Integrada e Avaliação institucional foram tema de reunião promovida pela Semed com gestores e coordenadores da rede Municipal

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A Secretaria Municipal de Educação de Araguatins (Semed), por meio da Coordenação de Supervisão Escolar, promoveu nesta segunda-feira, 27, reunião com gestores e coordenadores escolares. O encontro foi realizado via google meet e teve como objetivo apresentar os avanços do Projeto de Alfabetização Integrada e discutir a avaliação institucional e o projeto político-pedagógico das escolas.

O Projeto de Alfabetização Integrada, que está sendo implementado desde o ano passado, tem como objetivo melhorar os índices de alfabetização dos estudantes da rede pública. A iniciativa consiste em um conjunto de estratégias pedagógicas que trabalham com diferentes metodologias de ensino, visando potencializar a aprendizagem e garantir que todos os alunos sejam alfabetizados. Dentro do projeto também está sendo trabalhada a correção de fluxo, em relação a distorção entre idade e série entre os alunos da Rede Municipal de Ensino.

Para promover a implantação de forma assertiva do Projeto de Alfabetização Integrada, cada instituição precisa desenvolver o Plano de Ação da instituição. Durante a reunião, os gestores da Escola Municipal Professora Djanira, Henrique Neto Rodrigues, e Escola Municipal Prof.ª Maria de Lourdes Milhomem Fernandes, Agna da Silva Gomes Santos, tiveram a oportunidade de apresentar o planejamento realizado que será posto em prática durante o decorrer do ano de 2023.

Já a Avaliação Institucional, desenvolvida pela Rede Colaboração Tocantins (RCT), por meio do projeto EducaTO, visa avaliar a instituição na totalidade, desde a gestão de pessoas, passando pela gestão administração e gestão pedagógica. “A avaliação é realizada em todas as escolas da rede municipal, e observa vários aspectos das instituições. Os resultados são utilizados para subsidiar a elaboração de práticas que visem o aprimoramento das Unidades Escolares”, explicou a coordenadora de supervisão escolar, Zelina Bueno .

Por fim, o projeto político-pedagógico das escolas também foi pauta da reunião. Esse projeto é uma ferramenta fundamental para a gestão escolar, pois permite a definição de metas e objetivos para a instituição, bem como a elaboração de estratégias para o alcance dessas metas. O projeto político-pedagógico deve ser elaborado com a participação de toda a comunidade escolar, incluindo alunos, professores, funcionários e pais ou responsáveis.

A reunião promovida pela Semed reforça o compromisso da gestão municipal com a qualidade do ensino público, como destaca a Secretária Municipal de Educação, Ulissevânia Sales. “O diálogo com os diretores e coordenadores escolares é fundamental para o sucesso das iniciativas educacionais, pois permite a troca de ideias e a definição de estratégias mais eficazes para o aprimoramento da educação na cidade”.

 

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