As escolas que compõe a Rede Municipal de Ensino de Araguatins realizaram, nesta sexta-feira, 24, reunião com os pais e responsáveis pelos alunos para repasse de informações e entrega dos livros didáticos. As pautas foram diversas, englobando as necessidades e atualizações referentes a cada Unidade Escolar.
Entre os principais assuntos debatidos, esteve o avanço do Projeto de Alfabetização Integrada, cujo objetivo é acelerar o processo de alfabetização dos alunos e recuperar possíveis atrasos ocasionados pelo ensino remoto no período da pandemia de covid-19. “Após mais de um ano da volta do ensino presencial, avaliamos que muito já foi recuperado no ensino do nosso município, mas alguns pontos ainda precisam ser reforçados, uma vez que a realidade de muitos alunos não permitiu que estes pudessem usufruir plenamente do ensino remoto, especialmente na zona rural. Essa atenção, para recuperar as possíveis lacunas desse período, tem feito toda a diferença e é preciso seguir para avançarmos ainda mais”, disse a Coordenadora de Supervisão Escolar, Zelina Bueno.
Também foi abordado com os pais, o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que se trata de um conjunto de avaliações externas em larga escala que permite realizar um diagnóstico da educação básica e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante. As médias de desempenho no Saeb, junto aos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, compõe as notas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), a qual é a ferramenta para acompanhamento das metas de qualidade para a educação básica. As Escola Municipal de Tempo Integral Aureliano José Ferreira e Nair Duarte, trataram sobre o Ensino Integral e as demais escolas realizaram repasses sobre o ensino em Jornada Ampliada.
O momento da entrega dos livros didáticos mobilizou a comunidade e enriqueceu as reuniões. “Achei tudo muito lindo. Há tempos que não tínhamos um momento tão acolhedor e de prestígio em prol do livro didático”, descreveu o professor Josiel Carlos da Silva, da Escola Maria de Lourdes. Para a coordenadora pedagógica da Escola Maringá, Ejucélia Pereira Mota, “a reunião de pais é um momento muito importante, pois estabelece e fortalece o vínculo família e escola tão necessário ao processo ensino e aprendizado”.
A Secretária Municipal de Educação, Ulissevânia Sales, destacou a importância da interação da escola com os pais e toda a comunidade. “A escola não se faz apenas dentro dos muros das instituições ou na sala de aula. A Educação é um organismo vivo e pode e deve fazer parte da comunidade de forma ativa. As iniciativas da Semed buscam criar esse vínculo e contribuir ativamente com a sociedade”, disse.
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