Marcando início do ano letivo, Semana Pedagógica 2023 supera expectativas

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Com a participação de todo quadro de servidores da Educação Municipal, a Semana Pedagógica 2023 foi um grande sucesso. Promovido pela Secretaria Municipal de Educação de Araguatins (Semed), a programação foi realizada entre a terça-feira (24) e a sexta-feira (27) e teve como tema, “Inclusão na Escola: Respeito à Diversidade no Ambiente Escolar”. A Semana Pedagógica contou com uma rica programação, incluindo palestras, formações pedagógicas diversas e oficinas.

A abertura do evento ocorreu na terça-feira (24) na Escola de Tempo Integral de Araguatins (ETI), reunindo mais de 350 profissionais de toda a Rede Municipal de Ensino. Durante a manhã houve o acolhimento, com apresentações musicais e palestra motivacional, realizada pela servidora da Semed, Rangel Alves. A professora, doutoranda em Educação na Amazônia, Miliana Sampaio, realizou palestra com o tema “Fundamentos da Educação Especial na perspectiva da inclusão”. Abordando o tema “Educação das Relações Étnico-raciais”, o professor Dr. Paulo Hernandes, do Instituto Federal de Educação, fechou a programação do período matutino.

Durante a tarde, foram realizados repasse e oficinas pela equipe da Coordenação da Alimentação Escolar, tendo como público alvo Gestores, Coordenadores de Apoio, ASGs, Merendeiras e Vigias. Paralelamente, foi realizada, pela equipe da Coordenação de Legislação e Normas, orientação de Estratégia de Matrícula 2023 e de Autorização e Credenciamento, com Secretários Escolares e Assistentes Administrativos.

Quarta e quinta-feira (25 e 26) foram os dias para repasses, formações e oficinas do Projeto EducaTO, na Escola Municipal de Tempo Integral Professora Nair Duarte. Englobando os eixos: Formação para Gestores, Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação no Campo, foram abordados diagnóstico da aprendizagem e avaliação, práticas pedagógicas, alfabetização, desenvolvimento da linguagem oral e escrita e práticas para a gestão. Todo o trabalho foi baseado em atividades imersivas, com práticas, dinâmicas e a busca de um ensino participativo que envolva os alunos.

Para a professora Miliana Sampaio, que abordou a educação inclusiva, é necessário se trabalhar o tema com os diversos profissionais que compõe a educação pública. “A educação inclusiva lida com os transtornos de aprendizado, como o TDAH e a dislexia, entre outros. Incluir é compreender as formas diferentes que cada aluno possui de compreender e assimilar. Por isso essa formação promovida pela Semed é tão importante e necessária”, declarou.

Ao abordar a Educação das Relações Étnico-raciais, o professor Paulo Hernandes, destacou a necessidade de se quebrar antigas e ultrapassadas formas de expressão. “Muitas frases ou palavras que são do nosso cotidiano denotam, implicitamente, sentido preconceituoso. É preciso reorganizar a forma de falar e pensar a linguagem também, além de práticas culturais ultrapassadas e não condizem com que se almeja para a educação e a sociedade na totalidade”, explicou.

Para a Secretária Municipal de Educação, Ulissevânia Sales, o sentimento é e otimismo. “Com o pensamento de que tudo feito na escola impacta diretamente nos resultados que produzimos é que abrimos o ano de 2023 com uma discussão tão importante para a comunidade educacional. Com o tema Inclusão na escola: Respeito a diversidade no ambiente escolar, desejamos proporcionar novos olhares e Saberes e quem sabe, quebrar paradigmas para podermos melhorar a oferta do nosso trabalho”, disse.

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