As servidoras Laélia Coelho, da Secretaria Municipal de Educação (Semed), e Geane Ferreira, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação (Sedesh), participaram, na terça-feira (23) do Encontro da Educação e Primeira Infância no selo UNICEF, em parceria com a Undime e Seduc-TO. O evento aconteceu na Capital, Palmas, e contou com a participação de coordenadores e articuladores de todos os municípios do Estado.
Com o tema: Fortalecendo políticas públicas para crianças e adolescentes, o encontro busca apoiar os municípios participantes a fortalecer as políticas públicas municipais voltadas à garantia dos direitos de crianças e adolescentes. Uma das importantes ferramentas nesse trabalho, que foi tratada durante o evento, é a Busca Ativa Escolar (BAE), uma estratégia para evitar e reverter os índices de evasão escolar.
A pedagoga e coordenadora operacional da Busca Ativa Escolar, de Araguatins, Laélia Coelho, discorreu sobre a iniciativa e seu papel. “A Busca Ativa Escolar trabalha com a identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão. Por meio desse trabalho podemos traçar estratégias e encontrar soluções de acordo com nossa realidade para reverter esse quadro”, comentou.
Para Geane Ferreira, assistente social e articuladora do Selo UNICEF em Araguatins, o momento foi de união e troca de experiências. “Sabemos que esse trabalho social em prol dos direitos das crianças e adolescentes é árduo, mas aos poucos vemos importantes avanços se concretizando. Iniciativas com estas são a prova de que os resultados aparecem quando existe engajamento da sociedade”, contou.
A Secretária Municipal de Educação de Araguatins, Ulissevânia Sales, comentou a importância de uma educação preocupada com a cidadania e a garantia dos direitos das crianças e adolescentes. “Sabemos que em todo o Brasil ainda existem crianças e adolescentes que não tem seus direitos plenamente respeitados. É nosso dever como educadores lutar incansavelmente para mudar definitivamente essa realidade e a Semed Araguatins faz parte desse processo de forma ativa”, declarou.
Confira: