Semed inicia trabalho de diagnóstico de aprendizagem nas escolas municipais de Araguatins

5/5 - (1 voto)

Nesta semana a Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio da Coordenação de Supervisão Escolar iniciou o trabalho de diagnóstico com os alunos da Rede Municipal de Educação. Todas as escolas de Araguatins passarão pelo processo ao longo das próximas semanas, que tem como foco avaliar os resultados do Programa de Recomposição das Aprendizagens – Projeto Letra A, e avaliar o nível de aprendizado dos nossos alunos.

O diagnóstico, que é feito individualmente com cada aluno, já foi realizado até o momento nas Escolas Municipais Maringá, Vereador Guilherme Parente, Professora Djanira R. da Silva, Rui Barbosa e na Escola de Tempo Integral Aureliano José Ferreira.

Para a Coordenadora de Supervisão Escolar, Zelina Bueno, o Projeto Letra – A já vem fazendo a diferença para a Educação de Araguatins. “É inegável que a pandemia teve impactos no aprendizado dos alunos. Mas, graças ao empenho dos nossos profissionais da Educação, em especial os nossos professores, e ao Projeto Letra – A, que ajudou a reorganizar o ensino nesse período de readaptação pós-pandemia, conseguimos resultados muito satisfatórios. Em apenas seis meses da volta do ensino presencial já conseguimos preencher várias lacunas e o trabalho segue firme”, disse.

A Secretária Municipal de Educação, Ulissevânia Sales, comentou a importância do acompanhamento pedagógico realizado pela Semed junto às unidades escolares. “Todas as ações que realizamos precisam ser observadas de perto. Só assim é possível aferir os pontos fortes e corrigir as possíveis falhas. Estamos muito satisfeitos com os imensos ganhos proporcionados pelo Projeto Letra – A. É uma vitória de todos os servidores da Educação de Araguatins, em especial os nossos professores, que estão na linha de frente”, declarou.

 

Recomposição de aprendizagem

As classes de alfabetização são construídas por alunos que apresentam histórias de vida diferentes. Existem alunos que antes de entrarem no processo de alfabetização, já frequentaram a escola, ou melhor, a pré-escola, onde aprenderam uma estrutura inicial da escrita e leitura. Por outro lado, devido a pandemia, muitos alunos ainda não haviam tido nenhuma oportunidade de ir à escola e assistir uma aula presencial.

Em ambos os casos, o trabalho de amparo e adequação dessas crianças ao ensino é essencial para as suas formações. Com o envolvimento de professores, coordenadores e pais, e com a supervisão da Semed, essa retomada ao ensino presencial se torna mais humana e engajada na busca por uma educação de qualidade.

Confira:

Compartilhe nas Redes Sociais

Facebook
WhatsApp
Telegram

Aproveite e veja também:

VEJA MAIS EM Portal Aluno Dicas Sige Serviços Portfólio e Blog

prefeitura municipal de araguatins - to

secretaria municipal de educação

Horário de Funcionamento
Seg - Sex 8h às 14h

Copyright 2020 – 2023 © Semed – Araguatins.  Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: Setor de Ti - Semed
Posso ajudar ?