Troca de experiências, diálogo e a busca de soluções para uma melhor prática pedagógica marcaram o Encontro Formativo para Planejamento e Estudo Coletivo, promovido pela Secretaria Municipal de Educação de Araguatins, nesta sexta-feira (01). O estudo, que foi realizado na Escola Municipal São Vicente Ferrer, teve como tema o Planejamento Escolar e Práticas de Alfabetização e contou com a presença de 28 educadores da rede municipal de ensino.
Participaram do estudo formativo educadores das escolas Professora Adelina de Andrade, Aureliano José Ferreira, Blandina Seixas, Januário Ribeiro da Silva, Juscelino Kubitschek, Luiz Rodrigues da Silva, Maringá, Padre Vitório, Professor Edgard Tolentino, Retiro Santa Cruz, Rui Barbosa, Santo Izídio, Luiz Borges de Arruda, Vereador Guilherme Parente, Professora Maria Aparecida Mota e Professora Djanira Rodrigues da Silva.
A Secretária Municipal de Educação de Araguatins, Ulissevania Sales, abriu o evento e comentou a importância do trabalho coletivo na elaboração do planejamento escolar. “É fundamental para uma boa gestão do ensino, que o planejamento seja realizado com múltiplos olhares. Cada um traz um pouquinho da sua experiência pessoal e juntos chegamos a denominadores comuns para alinhar as práticas em toda a rede municipal”, disse.
De acordo com a supervisora escolar, Sirleide Lopes, que trabalhou planejamento escolar e práticas de alfabetização com os educadores, um planejamento bem realizado é essencial para a construção de uma educação que leve em conta as especificidades de cada aluno. “O planejamento que realizamos possui a intenção de ajustar e alinhar a prática pedagógica aos componentes e conteúdos que serão trabalhados pelos professores em suas turmas durante todo o período de um mês. Para isso, são selecionados dentro das Diretrizes Curriculares do Tocantins (DCT), as habilidades a serem desenvolvidas e os conteúdos que são necessários para os alunos aprenderem no momento. Esse alinhamento é especialmente importante nesse momento de retorno às aulas presenciais”, explicou.
No caso da educação infantil, o professor precisa utilizar recursos lúdicos e os inserir em um contexto local, para que as crianças criem familiaridade com o conteúdo que é apresentado, como explicou a supervisora escolar, Eliene Ferreira. “Na educação infantil, que em alguns casos também é comportada dentro do ensino multisseriado, nós temos a atenção e o cuidado de preparar um currículo específico para as necessidades daqueles alunos. Então, nós trabalhamos a primeira e segunda infância, levando em conta sempre o cotidiano desses alunos, para que eles possam assimilar com mais facilidade os exemplos e gerar uma maior compreensão”, pontuou.
O Encontro Formativo proporciona aos educadores rever conceitos e aprimorar aptidões, como descreveu a coordenadora de supervisão escolar, Zelina Bueno. “O estudo coletivo é um momento de troca de experiências entre os professores das turmas multisseriadas. É uma oportunidade de alinhar pensamentos e buscar soluções em conjunto para situações que são vivenciadas no dia a dia escolar”, concluiu.
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