A Secretaria Municipal de Educação de Araguatins recepcionou e acolheu os servidores para a retomada do 2º semestre 2021, através de uma Live no canal da SEMED no YouTube, na tarde do dia 02 de agosto. Foram convidadas, a Diretora da Escola Municipal Profª Nair Duarte, Profª Diana Celma, representando todos os diretores escolares da rede e as palestrantes, Profª Eliene Ferreira da Silva – Especialista em Educação Infantil e séries iniciais, e a Dra. Eliane Marques – Neurobióloga da Aprendizagem.
O evento contou com participação especial do cantor Lázaro Silva no repertório musical e professora Maria Rangel conduzindo o cerimonial e devocional.
A Secretária de Educação, Profª Ulissevânia Sales, cumprimentou a todos e a cada Unidade Escolar em sua particularidade; desejou um excelente recomeço de semestre. Lembrou que vivemos numa sociedade imediatista em que a pressa e a necessidade de acertar, a busca pelo mais e mais é constante, e muitas vezes esquecemos de cuidar dos nossos sentimentos e emoções, foi primando por esse equilíbrio emocional entre servidores, pais e alunos, que a formação inicial foi pensada com a temática “Cognição, emoção e aprendizagem no ensino remoto”, cujo objetivo foi compreender a importância das emoções na construção da aprendizagem no ensino remoto. Informou que a Rede continuará atendendo no formato remoto, que duas escolas atenderão em tempo integral, quais sejam Nair Duarte e Aureliano José Ferreira.
A Especialista Eliene Ferreira, explanou sobre “O corpo, a Mente e o Ambiente Escolar”, onde ressaltou que apesar dos anseios para que tudo volte a ser como antes, o ser humano está em um processo de adequação e adaptação de uma nova realidade, e que um dos comandos de ordem é ter empatia, valorizar a individualidade e o emocional dos colegas de trabalho, possibilitando uma melhor qualidade no ato de ensinar.
A palestrante Dra. Eliane Marques, abordou “O Ensino Remoto e a Aprendizagem Escolar”, destacando que o ensino emergencial remoto consiste em estratégias didáticas e pedagógicas direcionadas para diminuir o impacto das medidas de isolamento social sobre a aprendizagem. Ressaltou também que esse processo necessita da utilização dos mais diversos recursos tecnológicos, nos quais seja possível a distribuição de conteúdos digitais feitos a partir das regras da BNCC e do documento curricular do Estado do Tocantins.
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