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Araguatins — TO, 03 de maio 2021
Senhor (a) Direto(a), Ofício/Circular/Semed n° 016/2021
- A Instrução Normativa SEMED N°001/2021 que regulamenta a lotação dos professores garante carga horária especifica para estudos coletivos: de 4h semanais (para professor com 40h e 30h) 3h semanais (para professor com 20h). A comprovação da carga horária dos estudos coletivos, ao final do ano letivo, gerará certificado expedido pela SEMED, podendo o mesmo ser utilizado para fins de comprovação junto a progressão
- A SEMED afim de garantir esse direito na Rede de Ensino, fez levantamento junto aos Professores de todas as unidades escolares sobre possíveis temas para estudos (em anexo).
- Nesse sentido, cada unidade escolar deve organizar cronograma, listando servidores, data e temas e encaminhar ao Supervisor da Escola até o dia 07 de Deve ainda realizar os estudos e registrar frequência conforme presença e participação individualmente. Ao final de cada bimestre, encaminhar à Inspeção Escolar o registro da realização da formação continuada em serviço.
- Devido ao momento que estamos vivenciando com a pandemia da COVID-19, a SEMED sugere encontros quinzenais via google meet, com carga horária de 4h de discussão, precedido de 4h de estudos individuais conforme temas do cronograma, contabilizando a carga horária integral da
Atenciosamente,
SUGESTÃO DE TEMAS PARA ESTUDOS COLETIVOS
Estudos e Experimentos científicos de forma remota
- Avaliação da aprendizagem das aulas;
- Inovações nas aulas remotas;
- O papel da família no ensino remoto;
- Contação de histórias;
- Brincadeiras de faz de;
- Inclusão de alunos com Dificuldades de aprendizagem;
- Documento Curricular do Tocantins-DCT;
- Controle emocional;
- Jogos e atividades para ensino remoto;
- Como usar as tecnologias nas aulas remotas;
- Desafio e perspectiva do ensino remoto;
- Como alfabetizar em tempos de pandemia?
- Como conscientizar os pais sobre a importância das atividades;
- Criação e edição de vídeos a partir de aplicativos;
- Leitura e Evasão em tempos de Pandemia;
- Trabalho em equipe;
- Ensino remoto para Educação Infantil de acordo com DCT;
- Ensino Remoto: Demandas e Reflexões sobre o Papel do Professor na Prática Pedagógica;
- Planejamentos de aulas remotas;
- Atividades interdisciplinares;
- Educação Ambiental;
- Educação e empreendedorismo;
- Ferramentas digitais para professores;
- Tecnologia como auxílio no ensino e aprendizagem;
- Saúde mental dos professores em tempos de pandemia;
- Como melhorar os índices de aprendizagem dos alunos em tempos de;
- Como superar a ansiedade;
- Como promover a aprendizagem significativa para alunos da EJA;
- Sobre o ensino híbrido na EJA;
- A Gestão na sala de aula construindo caminhos para uma aprendizagem significativa;
- Os desafios das aulas remotas para alunos da EJA;
- Metologias Ativas;
- Práticas de leituras a partir dos diferentes gêneros;
- Relacionamento família e Auto – estima;
- As “desaprendizagens” do Entender como se aprende para aprender.
#Educação