21 de outubro, Dia da Alimentação na Escola: conheça ações e saiba como é a merenda escolar na rede municipal de Araguatins

Votar neste Post da Semed Araguatins!

No dia 21 de outubro é comemorado o Dia da Alimentação na Escola.  A data tem o objetivo de lembrar da importância de se pensar e manter bons hábitos alimentares para estudantes. Ao longo da semana as escolas da rede municipal de Araguatins desenvolveram uma série de programações para chamar atenção das crianças sobre a importância da alimentação saudável.

As escolas, que contam com cardápios variados e merendas saudáveis, saborosas e nutritivas, elaboraram ações diferenciadas e criativas. Os estudantes se divertiram enquanto aprendiam dentro e fora do ambiente escolar.

A nutricionista da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de Araguatins, Haysa Fernandes, informou que durante a semana professores trabalharam principalmente a importância do consumo dos alimentos naturais e de se alimentar de forma saudável desde a infância.

“As frutas, legumes e hortaliças que são alimentos ricos em vitaminas e minerais que a criança precisa para o desenvolvimento físico e motor e na aprendizagem escolar. E também falamos sobre evitar alimentos processados e ultraprocessados, para não ter problemas de saúde. Os alunos têm que conhecer o que é saudável e o que não é”, explicou a nutricionista.

O consumo de alimentos de forma adequada leva as crianças ao bom desempenho escolar e assegura maior facilidade de assimilação dos conhecimentos, além de prevenir uma série de doenças e desequilíbrios futuros, como problemas relacionados ao crescimento, colesterol alto e, também, obesidade infantil.

A secretária de educação Ulissevânia Sales afirma que as ações educativas sobre alimentação saudável estão previstas no calendário escolar.

“Os professores têm falado e feito ações sobre alimentação. Além disso, todas as escolas da rede municipal contam com cardápios variados que são elaborados com acompanhamento da nutricionista. Contamos também com o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e compramos alimentos de pequenos agricultores familiares da região. Os itens saem fresquinhos das propriedades e vão direto para as cozinhas das escolas. Promover bons hábitos alimentares nas escolas é trabalhar a favor de uma melhor aprendizagem”, disse a secretária.

Jornada da Educação Alimentar e Nutricional

Ao logo da semana, várias escolas da rede municipal de Araguatins –  da zona urbana e rural – participaram da Jornada da Educação Alimentar e Nutricional que teve como objetivo a valorização e o resgate da cultura alimentar regional.

As crianças do Centro de Educação Infantil Dona Marina P. de Miranda vivenciaram dias de muito aprendizado sobre alimentação saudável. A programação contou com visita à feira Ecosol para conhecer alimentos naturais regionais, ida ao supermercado para identificar itens não saudáveis e almoço especial com alimentos típicos da região.

A ação teve o subtema “Alimentação para o futuro das nossas crianças” e foi desenvolvida com a turma “criança bem pequena ll A”, da professora Osmarina Batista Matos Evangelista.

Visita à feira Ecosol

Na quarta-feira (18) as crianças foram levadas à feira de Araguatins. Acompanhadas de professoras, elas conheceram barracas de frutas e hortaliças, tocaram nos alimentos, conheceram feirantes e interagiram com pequenos agricultores regionais.

Visita ao supermercado

Na quinta-feira (19) as crianças foram levadas ao maior supermercado da cidade. O objetivo foi ajudá-las a identificar quais alimentos são saudáveis e naturais e quais são industrializados, não saudáveis e que podem ser prejudiciais à saúde.

Almoço “serv service”

O encerramento da ação no CEI foi com almoço especial. Um banquete foi preparado com comidas saudáveis e os pratos ficaram à disposição das crianças para que elas pudessem se servir com frutas, proteínas, carboidratos e fibras.

“As crianças foram se servindo com arroz, que é o carboidrato, o feijão, que é proteína vegetal, a leguminosa, o frango, que é a proteína animal, as verduras, e a sobremesa, que eram as frutas. Incentivamos as crianças a montarem os pratos bem coloridos e saudáveis. As crianças gostaram muito. Isso trabalha também a parte cognitiva das crianças, o equilíbrio, de pegar o prato e a colher”, explicou a nutricionista Haysa.

A diretora da creche, Sueli Maria, disse que a ação foi positiva e significativa.

“A ação foi de grande relevância. Trouxe o resgate de alguns alimentos que fazem parte da nossa realidade e fez as crianças conhecerem de perto a variedade de alimentos produzidos aqui mesmo em nosso município. As crianças tiveram a experiência  de explorar os diversos tipos  de alimentos e conhecer os lugares onde encontramos. Eles degustaram a diversidade de sabores e compartilharam com os demais colegas  do CEI”, disse a diretora.

Confira mais fotos:

Compartilhe nas Redes Sociais

Facebook
WhatsApp
Telegram

Aproveite e veja também:

VEJA MAIS EM Portal Aluno Dicas Sige Serviços Portfólio e Blog

prefeitura municipal de araguatins - to

secretaria municipal de educação

Horário de Funcionamento
Seg - Sex 8h às 14h

Copyright 2020 – 2023 © Semed – Araguatins.  Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: Setor de Ti - Semed
Posso ajudar ?